Ortodontia e Ortopedia

A Ortodontia e Ortopedia Facial dos Maxilares É a especialidade que trata do diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas de posicionamento dentário e alterações faciais.

O termo técnico usual para estas alterações de posicionamento é maloclusão, e representa uma relação de contato desajustada entre os dentes superiores e inferiores. Através da utilização de aparelhos fixos ou removíveis, o objetivo desta especialidade é a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, garantindo o equilíbrio da face.

Na Ortodontia, a correção do alinhamento dentário pode ser realizada com os tradicionais bráquetes ou com os modernos alinhadores dentários, que corrigem a oclusão de forma muito estética, prática e eficaz.

Aparelho fixo

Composto por bráquetes , bandas e fios ortodônticos. Seu retorno para ativação é mensal para trocas das ligaduras (borrachinhas) e acessórios .

Aparelho fixo estético

Os bráquetes são feitos, em geral, de policarbonato, porcelana ou safira.

Aparelho Autoligado

É a tecnologia mais moderna hoje para tratamentos com aparelho fixo. Este tipo de aparelho ortodôntico, elimina a necessidade de utilização das boas e velhas “borrachinhas coloridas”. Os retornos de consultas são menos frequentes e tempo menor de tratamento.

Aparelhos Ortopédicos

São aparelhos móveis ou fixos geralmente utilizados na idade de crescimento.

Alinhadores Estéticos

São umas das novidades do tratamento ortodôntico e têm feito muito sucesso com pacientes que não se adaptaram ou não querem realizar tratamentos com aparelhos fixos. É uma estrutura removível, desenvolvida com acetato transparente, moldado através do formato dos dentes do paciente. O encaixe dessa estrutura com a arcada dentária é considerado praticamente perfeito e imperceptível aos olhos — daí o nome alinhadores transparentes. Não faz uso de fios e bráquetes por isso esteticamente imperceptível, bastante confortável e de fácil higienização, já que pode ser removidos para alimentação e para a escovação.