Odontologia Estética

A dentística, ou odontologia estética, é a especialidade odontológica que oferece ao paciente uma perfeita saúde oral e a promoção de um sorriso harmonioso, com aparência bela e rejuvenescida. 

Atualmente, existem técnicas e materiais muito avançados na dentística, para tratar desde as pequenas às grandes imperfeições bucais. Hoje, na dentística é possível realizar tratamentos menos agressivos de maneira rápida, previsível e sem que a estrutura dentária seja removida excessivamente. A dentística atua integrada a diversas áreas da odontologia no intuito de melhorar a saúde e estética bucal ao mesmo tempo, exigindo do profissional uma grande habilidade manual, para alcançar as expectativas estéticas do paciente.

Os profissionais desta especialidade realizam restaurações estéticas em dentes anteriores e posteriores com uso de resinas diretas ou facetas de porcelana e lentes de contato. O clareamento dental, pode ser realizado com técnicas combinadas, proporcionando o sorriso rejuvenescedor e desejado por todos.

Clareamento Dental

O clareamento dental visa a recuperação da cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de vários fatores. Serve também simplesmente para promover um clareamento dos dentes originalmente mais escurecidos. A utilização de agentes clareadores nos dentes já ultrapassa um século, e com o desenvolvimento de novos materiais, tem se mostrado um meio cada vez mais eficaz e seguro de se obter uma estética dental satisfatória.

Existem basicamente dois tipos de clareamento dental:

Clareamento Caseiro

A maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual utiliza o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que irá supervisionar o tratamento através de visitas periódicas do paciente ao consultório.

Clareamento realizado no consultório

O dentista irá aplicar sobre os dentes um agente químico oxidante bem mais potente. Durante a aplicação, a gengiva, lábios e bochechas são protegidos de forma que o clareador não prejudique-os. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser que irão promover uma intensificação do clareamento. Dessa forma, o clareamento é realizado em apenas uma sessão.

Lentes de Contato Dental

As lentes são finas lâminas de porcelana que podem ser feitas em um ou mais dentes, essa moderna técnica possibilita melhorar a estética do sorriso, modificando o formato dos dentes, como aumento de comprimento, largura ou volume em caso de dentes com desgastes de esmalte. Além disso é possível corrigir a cor, em caso de dentes com escurecimento leve.

A vantagem dessa técnica em relação às facetas de porcelanas convencionais é o fato de ser mais conservador, necessitando realizar pouco ou nenhum desgaste dos dentes. Inicialmente é realizado uma avaliação e caso seja indicado a confecção de lentes é realizado uma moldagem inicial para o protético fazer um enceramento no gesso e a partir daí o dentista faz um ensaio chamado mock up diretamente nos dentes para o paciente poder visualizar como ficará a mudança. Após aprovado esse primeiro teste, é iniciado os procedimento de preparo dos dentes, moldagem e depois que os laminados estão prontos é feito a cimentação (colagem) das lâminas nos dentes.